Emissão Renascença | Ouvir Online

meu pé de laranja lima

Se gostou do livro não vai querer perder o filme

13 mar, 2014

Uma história da amizade cheia de ternura e muita imaginação

Se gostou do livro não vai querer perder o filme

É ou não é com muita ternura que se lembra desta história? “O Meu Pé de Laranja Lima” ganhou agora uma nova versão cinematográfica que vai gostar muito de ver.

Para quem nunca leu o livro de José Mauro de Vasconcelos esta é a história de Zezé (João Guilherme Ávila), um menino de oito anos muito traquinas que parece estar sempre metido em confusões.
Ele é o quarto de cinco irmãos, numa família pobre que mora no interior do Brasil. Os pais são operários, a relação com o pai é problemática e só piora quando o pai fica desempregado.

No seu mundo de fantasia, Zezé tem como refúgio o seu Pé de Laranja Lima, uma pequena árvore a que o rapaz chama de Minguinho e que é a sua confidente.

Com uma imaginação fora do comum, Zezé cria histórias e transforma a sua casa e toda a vizinhança nos cenários das suas aventuras. É claro que nem todos ficam felizes com isso, nomeadamente o “Portuga” Manoel Valadares (José de Abreu, o Nilo de “Avenida Brasil”) que tem o carro mais bonito do bairro e que apanha Zezé a “surfar” no pára-choques do seu carro em movimento. O episódio (e a palmada que Zezé apanha do “Portuga”) vai marcar o início de uma relação que o menino jura ser de vingança, mas que depois se torna na mais bonita amizade entre uma criança e um adulto.
A amizade que os dois partilham dá a Zezé um novo companheiro que lhe dá o carinho e a compreensão que não tem em casa e o “Portuga” ganha um amigo cheio de histórias para contar e a chave para um mundo de fantasia.

“O Meu Pé de Laranja Lima” completou 45 anos em 2013 e é um dos livros mais vendidos no Brasil. Foi traduzido para 12 línguas e publicado em 19 países. Do livro foi feito um filme, em 1970, que levou aos cinemas mais de 7 milhões de espectadores, e ainda 3 novelas de grande sucesso.
Em Portugal, “O Meu Pé de Laranja Lima” faz parte do Plano Nacional de Leitura.