Tempo
|

Regresso às aulas solidário

Poupar, reciclar e reutilizar são os verbos do novo ano escolar

05 set, 2013

Siga as sugestões da Renascença

Poupar, reciclar e reutilizar são os verbos do novo ano escolar

Quando se fala em regresso às aulas é habitual falar-se do preço dos livros e da enorme despesa que isso significa para o orçamento familiar. Por isso, neste início de ano escolar, na Renascença, sugerimos-lhe que entre no novo ano com espírito de “Dar e Receber”.

Apresentamos-lhe quatro projectos que vale a pena conhecer e que estão a ajudar muitas famílias:
- Sabia que existe um Movimento nacional pela reutilização dos livros escolares? Porque reutilizar é ainda melhor que reciclar!
Este movimento é membro da federação Europeia de Bancos Alimentares e o objectivo é tornar a prática universal no nosso país. Neste momento há bancos de recolha e partilha – gratuita! - de livros escolares em todo o país. Vale a pena descobrir um perto de si, é só clicar AQUI.

- “Aprender a Partilhar”:
Se não sabe o que fazer aos livros escolares que os seus filhos já não usam e gostava que eles tivessem uma “nova vida”, tem até ao final de Setembro para depositá-los no Livrão. Com esse gesto, vai estar a contribuir para que outras crianças tenham um começo de vida escolar mais feliz.
Pode encontrar um livrão em cada loja Book.it do país. Os livros recolhidos serão doados a IPSS’s da rede Entrajuda.

- Banco Mágico, Coimbra
Se vive em Coimbra, pode ajudar o Banco Mágico. Um serviço de empréstimo temporário e doação de material escolar, brinquedos, livros pedagógicos e didácticos.
Este Banco Mágico, criado pela Associação Integrar, vai apoiar crianças e jovens desfavorecidos com muitas carências.

- “O meu livro foi o teu livro”, Beja
Algumas Câmaras Municipais estão a ajudar as famílias mais carenciadas a obter livros e material escolar para os filhos. Em Beja, por exemplo, está em curso, até ao final de Outubro, a campanha “O meu livro foi o teu livro”. Todos os manuais escolares usados são bem-vindos. E aqueles que já não servirem, vão ser enviados para o Banco Alimentar ao abrigo da campanha “Papel por alimentos”.
Se quiser participar visite ESTA página e saiba mais.

Como vê, no início do ano escolar não só é possível poupar, mas também reciclar, reutilizar e ser solidário!
Aceite as sugestões da Renascença e tenha um excelente ano escolar!