Tempo
|

Estas férias vale a pena conhecer… Portugal

19 ago, 2013

 Aproveite o Verão para descobrir as surpresas que Portugal ainda lhe reserva

Estas férias vale a pena conhecer… Portugal

Portugal tem coisas únicas que lhe queremos dar a conhecer. Fique com a sua Renascença e descubra um pouco mais sobre o nosso país.
Sabia que Portugal tem um dos únicos 4 museus de sabão do mundo?  Fica em Gavião, Portalegre. Se viajar pelo Alto Alentejo vale a pena parar e conhecer. O Museu foi construído na antiga escola primária de Belver. Tem um sistema tecnológico, interactivo, que mostra a história e a arte dos saboeiros.
Aproveite os dias de férias para conhecer este museu e também conhecer um pouco melhor as tradições do nosso país.  Saiba mais em www.facebook.com/MuseuDoSabao.

Se estas férias andar junto à nossa costa não deixe de experimentar um dos peixes mais ricos em proteínas e ácidos gordos ómega 3: a cavala!
Tão comum nas nossas águas e de enorme valor nutritivo, a cavala está no centro de uma iniciativa da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe e da Docapesca, trata-se de uma digressão de aulas de culinária e degustação de pratos confeccionados com cavala em conserva e fresca.
Estas aulas vão decorrer em vários mercados do país durante o mês de Agosto e Setembro (consulte as datas e os locais no final deste texto).
Para acompanhar um bom prato de cavala grelhada, por exemplo, não há nada melhor do que uma fatia de pão quente. É que o pão também tem muitas tradições em Portugal.

Em Travassos da Chã, Montalegre, os habitantes juntaram-se para recuperar a tradição de usar um forno comunitário. Assim, os mais novos aprendem como se faz o pão e os mais velhos relembram como se fazia a utilização dos fornos comunitários.
De uma coisa temos a certeza, em Travassos da Chã cheira a pão acabado de cozer!
Do olfacto passamos para outro dos 5 sentidos: a audição. Por isso, este Verão recupere sonoridades esquecidas: os sinos!
Sagrados e verdadeiras peças de arte, os sinos e a sua sonoridade são património a conservar. Há um grupo de investigadores, da Associação Al-Baiäz, que está a promover a inscrição da “linguagem dos sinos” portugueses na Matriz Nacional do Património Cultural Imaterial.
Afinal, os sinos fazem parte da nossa “paisagem sonora” e têm diversas funções junto das comunidades.

E se os sinos são ancestrais no nosso país, viaje até ao presente para conhecer uma nova casa portuguesa. A “Casa Sustentável Modelo Idanha” é uma ideia que pode levar mais jovens a quererem fixar-se na região de Idanha-a-Nova.  A casa constrói-se numa semana e custa entre 25 a 30 mil euros. São usadas matérias e técnicas ancestrais como a madeira, o tabique (paredes divisórias de madeira e barro) e a cortiça (o melhor isolante e uma das peças chave desta construção), numa estrutura montada ao estilo pombalino, a “gaiola”. Típica do meio rural, a casa sustentável foi pensada como habitação e local de trabalho e, segundo Jorge van Kierken, um dos seus criadores, “enquanto uma casa de tijolo tem uma durabilidade de 70/80 anos, esta pode durar 300 a 400 anos, graças à protecção que lhe é dada pela cortiça”.

Portugal tem coisas fantásticas, não tem? Este Verão aproveite para descobrir algumas delas com a Renascença.


Informações:
Calendário das aulas de culinária com Cavala:
24/8 – Aulas de Culinária no Mercado Municipal de Matosinhos.
25/8 – Aulas de Culinária no Mercado Municipal de Porto.
31/8 – Aulas de Culinária no Mercado Municipal de Coimbra.
 1/9 – Aulas de Culinária no Mercado Municipal de Coimbra.
7 e 8/9 – Aulas de Culinária no Mercado Municipal de Nazaré.
14/9 – Aulas de Culinária no Mercado Municipal de Aveiro.
15/9 – Aulas de Culinária no Mercado Municipal de Ílhavo.
21/9 – Aulas de Culinária no Mercado Municipal de Sines.
22/9 – Aulas de Culinária no Mercado Municipal de Sesimbra.
28/9 – Aulas de Culinária no Mercado Municipal de Viana do Castelo.
29/9 – Aulas de Culinária no Mercado Municipal de Póvoa de Varzim.