01 jan, 2013
Numa semana dedicada às mulheres a Renascença não podia deixar de ir... às compras!
Sabia que, regra geral, são sempre as mulheres quem decide as compras da família?
E não, não é só o vestuário, os acessórios de moda ou a decoração! Da alimentação aos electrodomésticos, do carro à casa, o "Ok" final é quase sempre delas!!!
Hélia Pereira, investigadora de Marketing na ISCTE Business School, conta-lhe como hoje em dia as mulheres estão de facto no centro das decisões de consumo:
"O processo de decisão de compra no seio das famílias é cada vez mais partilhado e as mulheres têm um papel cada vez mais relevante. Uma mulher que tem rendimentos e pode pagar as suas próprias compras, com o seu próprio dinheiro, ganhou um poder de decisão cada vez maior".
Hélia Pereira fala também das novas formas das marcas comunicarem: "Cada vez mais o que as marcas comunicam são experiências e emoções" e na decisão de comprar um carro, por exemplo, o que vemos é que no anúncio o carro "pode ter uma componente aspiracional, é um carro que qualquer homem gostaria de ter, mas mais importante do que ser o homem a querer é a mulher que também quer. E é a experiência à volta daquele anúncio que é realmente importante... No final, a mulher é que vai comprar ou influenciar o homem a comprar".
Pode recordar nesta página o som que ouviu no ar na sua rádio.