Tempo
|

Internet Segura

Deixa os seus filhos navegarem sozinhos na internet?

04 fev, 2013

E você? Sente-se seguro na Internet?

Deixa os seus filhos navegarem sozinhos na internet?

A internet já se tornou praticamente imprescindível no nosso dia-a-dia. Seja para mantermos contacto com a família e amigos, enviar emails no trabalho ou fazer pesquisa para os projectos escolares. Mas com toda esta comodidade também vêm alguns riscos.
Dia 5 de Fevereiro é o “Dia da Internet Segura” que chama a atenção, durante vários dias,  para a segurança na internet, principalmente no que diz respeito às crianças.
Esta semana, na Renascença, descubra o que pode fazer pela sua segurança na internet.

- Se os seus filhos lhe andam a pedir, por exemplo, para ter conta no facebook, vale a pena pensar primeiro como é que eles podem ter um safebook!
O site Miúdos Seguros na Net ajuda pais e educadores a perceber os perigos que eles correm, como protegê-los… e como evitar situações de risco! 

- Sabia que em 2013 se prevê o maior ataque de sempre às senhas de acesso na internet? Todos os dias, só no Facebook, há 600 mil tentativas de entrar numa conta de terceiros… Para proteger as suas passwords, ligue-se a www.internetsegura.pt e descubra as ferramentas de protecção que pode utilizar!

- O Dia da Internet Segura acontece em todo o mundo para divulgar uma utilização mais segura, inclusiva e responsável das tecnologias online, especialmente entre crianças e jovens… "Liga-te mas com Respeitinho"! Segurança na internet é o tema deste ano! Até 16 de Fevereiro descubra como fazê-lo em casa, no trabalho e na escola. Consulte toda a programação AQUI.

- Um dos maiores riscos de deixar as suas crianças navegar na internet sem supervisão chama-se Grooming… O nome que se dá quando uma criança é apanhada online por um predador sexual. Encontros perigosos que acontecem mais vezes do que imagina… e que podem ser evitados! As regras que ensina aos seus filhos para lidar com desconhecidos na rua também se aplicam na internet! Espreite este vídeo para ver como é simples para estes predadores descobrirem informações sobre as nossas crianças: http://www.youtube.com/watch?v=u__4w3FYHLE

- Já ouviu falar na tecno-dependência? Se o seu filho não larga o computador, vale a pena estar atento aos sinais de dependência, iguais aos de uma droga.
Promova sempre uma ligação saudável e familiar à internet!
O diálogo é sempre o primeiro passo, limitar o tempo de uso e proporcionar actividades diferentes (ao ar livre por exemplo) podem ser o caminho.

- Alguma vez lhe aconteceu estar na internet e deparar-se com conteúdos ilegais? Pornografia infantil, incentivo à violência ou ao racismo? Pode denunciá-los!       
O Serviço Linha Alerta é seguro e confidencial. As denúncias são anónimas e a missão da linha é dar seguimento policial às queixas: em Portugal e no estrangeiro.  
Pode fazer uma participação online (http://linhaalerta.internetsegura.pt/), por telefone (218440126: 9h30-12h30 e 13h30-17h30), ou por email (report@linhaalerta.internetsegura.pt)

A qualquer altura pode encontrar vários conselhos e dicas para usar a internet de forma segura nos sites www.internetsegura.pt e www.MiudosSegurosNa.Net.