Tempo
|

Ano da Fé

Ano da Fé: um ano de momentos especiais que termina a 24 de Novembro

01 set, 2012

Viva com a Renascença a alegria do reencontro com Deus

Ano da Fé: um ano de momentos especiais que termina a 24 de Novembro

Começou a 11 de Outubro de 2012 e termina dia 24 de Novembro de 2013, foi um Ano da Fé cheio de acontecimentos, encontros, cerimónias, mas, sobretudo, foi uma caminhada.
Um ano em que a Renascença lhe propôs que vivesse com alegria o reencontro com Deus.

Nas palavras do Papa Emérito Bento XVI este Ano era um “convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor.” Porque “a fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria. A fé torna-nos fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar: de facto, abre o coração e a mente dos ouvintes para acolherem o convite do Senhor a aderir à sua Palavra a fim de se tornarem seus discípulos. Os crentes – atesta Santo Agostinho – «fortificam-se acreditando».”

Esperamos que tenha vivido um ano de fé, com verdadeiro significado, que tenha conquistado algumas certezas mas também que tenha levantado questões. Afinal, este é apenas um recomeço.
Para assinalar o encerramento deste Ano da Fé, dia 24 de Novembro, D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, preside à eucaristia no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Peniche, às 16h.

Dia 11 de Outubro teve início o Ano da Fé. Esta é uma data que fica marcada nos acontecimentos de 2012, pois assinalou também os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e os 20 anos da publicação o Catecismo da Igreja Católica.
De 11 de Outubro de 2012 a 24 de Novembro de 2013 são muitas as iniciativas que vão marcar este Ano da Fé, um ano para viver, também, com a Renascença a alegria do reencontro com Deus.

Durante este ano partilhámos consigo vários momentos especiais: entrevistas, testemunhos e um convite para que fizesse do Credo uma oração quotidiana. Afinal, “não foi sem razão que, nos primeiros séculos, os cristãos eram obrigados a aprender de memória o Credo. É que este servia-lhes de oração diária, para não esquecerem o compromisso assumido com o Baptismo.”
Por esse motivo, passámos a rezar diariamente o Credo, um pouco antes da meia-noite, aqui, na Renascença.

Ao longo deste ano a Renascença propôs-lhe uma AGENDA com uma série de encontros e iniciativas que se realizaram durante estes meses.

Nesta página pode também ouvir os testemunhos de diversas personalidades sobre a fé. A maestrina Joana Carneiro, a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, D. António Couto, Bispo de Lamego, a jurista Isilda Pegado e D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, entre outros, deram o seu testemunho à Renascença sobre a importância da fé nas suas vidas e no correr dos seus dias.

Neste Ano da Fé, a Renascença organizou ainda um conjunto de encontros para que pudesse descobrir a experiência da fé na música clássica com Aura Miguel e o Padre Raffaele Cossa

Agora que este ano está a terminar, deixamos-lhe como sugestão o CD "Missa Brevis" do músico João Gil, pelos Cantate. Uma obra para celebrar este Ano da Fé.

Consulte também o site oficial do Ano da Fé em: www.annusfidei.va