Emissão Renascença | Ouvir Online

Carreras em Guimarães

José Carreras volta a Portugal com a Renascença

05 set, 2012

Depois do sucesso no concerto dos 75 anos da Renascença, o tenor catalão actua agora na Capital Europeia da Cultura. Um concerto a não perder com a sua rádio.

José Carreras volta a Portugal com a Renascença

Há vozes que devem ser ouvidas ao vivo pelo menos uma vez na vida.
Na comemoração dos seus 75 anos, a Renascença quis levar uma dessas vozes até si. Dia 16 de Junho, José Carreras encheu o Pavilhão Atlântico, em Lisboa, e emocionou centenas de convidados e ouvintes.

Agora, no ano em que é Capital Europeia da Cultura, Guimarães recebe José Carreras; é mais um grande concerto para ver com a Renascença. Dia 6 de Outubro, não perca a oportunidade de ouvir ao vivo um dos “Três Tenores” acompanhado pela Fundação Orquestra Estúdio - dirigida pelo maestro David Gimenez - e ainda vai contar com a participação da cantora Sofia Escobar.

Integrado na programação oficial de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, o concerto de José Carreras promete ficar na memória e a participação da vimaranense Sofia Escobar vem aumentar ainda mais as expectativas em relação a este espectáculo.
A actriz e cantora portuguesa, Sofia Escobar, interpreta Christine Daaé na produção londrina do “Fantasma da Ópera” e também já fez de Maria em "West Side Story". Para além disso já recebeu o prémio de Melhor Actriz de Teatro Musical em Inglaterra e uma nomeação para um “Laurence Olivier”.

Para este concerto foi agora anunciada mais uma novidade: a presença dos coros da Fundação EU-Japan, formados por vitimas do tsumani de há um ano no Japão. Esta participação no concerto de José Carreras será a primeira apresentação destes coros em Portugal.  
Os membros dos coros da Fundação EU-Japan são provenientes das zonas devastadas pelo Tsunami de 11 de Março de 2011. Estes coros foram criados com o objetivo de trazer novas esperanças aos que perderam casas e familiares num dos maiores desastres naturais de que há memória e viviam em abrigos improvisados nas regiões afetadas. 


Nascido em Barcelona, José Carreras começou a cantar ainda em criança. Foi na sua cidade natal que deu os primeiros concertos e em 1970 começava a sua carreira profissional. O sucesso chegou cedo e aos 28 anos já tinha actuado, com 24 papéis diferentes, nas principais salas de espectáculo da Europa e do continente americano.
Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Carreras colaborou com os mais famosos maestros dos nossos tempos e o seu vasto repertório inclui mais de 600 títulos dos mais diversos estilos, do barroco à música contemporânea, incluindo 60 óperas completas.

Premiado a nível internacional, José Carreras esteve em Lisboa para celebrar o aniversário da sua rádio. O concerto de José Carreras contou também com a presença da jovem Soprano Ailyn Pérez e da fadista Carminho, que não perderam a oportunidade de festejar os 75 anos da Renascença. Recorde aqui alguns momentos de uma noite de grandes emoções.

José Carreras está de volta a Portugal com a Renascença. O tenor actua no dia 6 de Outubro, no Multiusos de Guimarães.

Bilhetes a partir de 25 Euros, já à venda nos locais habituais.