Emissão Renascença | Ouvir Online

Exposição VIK

A emblemática obra de Vik Muniz em Portugal com a Renascença

20 set, 2011

Mais de cem trabalhos representativos da trajectória do artista plástico brasileiro, para ver no Museu Colecção Berardo até 31 de Dezembro.

A emblemática obra de Vik Muniz em Portugal com a Renascença

Imagine a célebre “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. E se esta imagem que tão bem conhece surgisse à sua frente numa perspectiva totalmente nova, feita com produtos que normalmente encontra na sua despensa?
A réplica de “Mona Lisa”, desenhada com geleia e manteiga de amendoim, é uma das obras mais emblemáticas de Vik Muniz, um artista plástico brasileiro cuja obra pode ser apreciada numa exposição, no Museu Colecção Berardo.

A exposição VIK é a maior retrospectiva da trajectória de Vik Muniz. São mais de cem trabalhos, muitos fotográficos, nos quais o artista recorre a materiais pouco comuns, como sucata, calda de chocolate e algodão.
Para além dos trabalhos fotográficos, Vik Muniz também apresenta, através da utilização de materiais diversos, um novo olhar para os clássicos da história da arte, como é o caso da "Mona Lisa". Sempre na senda do menos convencional, o artista brasileiro tem, ultimamente, criado obras de grande escala feitas a partir de lixo.

A Renascença convida-o a visitar a exposição VIK até 31 de Dezembro, no Museu Colecção Berardo. A entrada é livre.
Para abrir o apetite espreite a reportagem "Entre lixo e diamantes" da Maria João Costa com uma conversa com o autor, Vik Muniz. O vídeo está mesmo ali em cima!