Emissão Renascença | Ouvir Online

TR Poupança

Partilhamos consigo truques para gastar menos

23 out, 2014

31 Outubro Dia Mundial da Poupança e da Formação Financeira

Partilhamos consigo truques para gastar menos

Quando se fala em poupança, o primeiro passo é começar por se mentalizar que ao poupar ganha mais liberdade!
Liberdade para ter mais tempo para arranjar um trabalho se ficar sem emprego ou… para aproveitar a reforma mais despreocupadamente.
Também é importante começar a dizer “não” ao supérfluo e “sim” ao que é realmente importante. Por exemplo: se tem uma profissão que exige que esteja muito tempo de pé, invista em calçado confortável, mesmo que seja mais caro.
Isto não quer dizer que desista das coisas de que gosta, apenas que as deve dosear tendo em conta os seus rendimentos.

- Há também gestos simples que fazem toda a diferença: aproveitar os saldos, optar por medicamentos genéricos, ir menos vezes ao restaurante ou ao cinema, tomar o pequeno-almoço em casa todos os dias, levar almoço para o trabalho…
E mesmo dentro de casa ainda pode poupar e muito:
Se desligar o standby das máquinas da cozinha, da televisão ou da aparelhagem ou, ainda, se usar lâmpadas de baixo consumo vai pagar menos electricidade e aliviar o seu orçamento familiar.
Fora de casa, a economia também pode ser real. Se puder, opte por trocar o carro pela bicicleta vai ajudar o ambiente e poupar tempo e dinheiro.

- Outro passo muito importante é perceber que não desperdiçar é também uma vertente da poupança.
2014 é o Ano Europeu Contra o Desperdício Alimentar e “Portugal não se pode dar… ao lixo!” Esta é a máxima do Movimento Zero-Desperdício, um movimento que vale a pena conhecer melhor em: http://www.zerodesperdicio.pt/

Mais de 350 mil portugueses passam fome. Enquanto isso, todos os dias, há 50 mil refeições desperdiçadas em todo país! Feitas as contas, em média, cada habitante desperdiça 97 kg de alimentos por ano. Em casa, nos supermercados, nos restaurantes, nas escolas, nas cantinas das empresas… aproveite, reaproveite, distribua. Faça chegar os alimentos a quem mais precisa, sem gastar um cêntimo.

- Nunca é demais lembrar que aproveitar as promoções, os vales e cartões de desconto é uma regra-base para poupar.
Estar atento e aproveitar as promoções de vários sites de turismo e lazer, pode permitir-lhe fazer “escapadelas” de fim-de-semana, aproveitar uma bela massagem, um corte de cabelo, um tratamento de beleza ou escolher um menu especial num restaurante… muitas vezes a metade do preço.
Para isso nada como estar informado! Recolha vales e panfletos na caixa do correio. Consulte na internet as informações disponíveis sobre descontos ou mesmo cartões de pontos. E, para se organizar melhor, tome sempre nota dos prazos de todas as campanhas.

Pode usar algumas destas páginas para ficar a par das promoções em vigor e ainda ler mais dicas de poupança de quem é mestre em esticar o orçamento:
http://pouparadescontar.blogspot.pt/
http://queremosvalesdedesconto.blogspot.pt/
 http://tralhasgratis.blogs.sapo.pt/
 http://www.organizaracasa.com/
http://descontos.blogs.sapo.pt/
http://cacapromocoes.blogs.sapo.pt/