Emissão Renascença | Ouvir Online

TR-frutos portugueses

O sabor é único, é nacional e não podia ser mais saudável!

01 set, 2014

Eleja os melhores frutos de Portugal como seus aliados… e de quem mais gosta!

O sabor é único, é nacional e não podia ser mais saudável!

Setembro é tempo de regresso para muitas famílias portuguesas ao trabalho, à escola, às rotinas e às muitas tarefas do dia-a-dia. Em tempo de recomeço, vale a pena reorganizar também a dieta familiar.

Uma peça da melhor fruta portuguesa por dia… E não imagina o bem que lhe fazia!

O consumo diário de fruta é um dos componentes mais importantes de uma alimentação saudável. Sabia que a Organização Mundial de Saúde recomenda que se ingiram – diariamente! - pelo menos três porções de fruta?


A sugestão da Renascença, esta semana, é que as suas escolhas recaiam na melhor fruta nacional.



Destacamos cinco frutas deliciosas e nutritivas que merecem bem o rótulo DOP, Denominação de Origem Protegida! Ou, como no caso da Banana da Madeira, produtos certificados internacionalmente pelo projecto RUP, Região Ultra Periféria da União Europeia!


Aqui ficam então algumas sugestões deliciosas que podem bem passar a fazer parte da sua lista de compras:


Banana da Madeira
:



A Banana da Madeira tem um aroma forte, uma textura única, sabor doce e intenso, é um superalimento de fácil digestão e altamente nutritivo. Rica em potássio e fibras, é indispensável na gastronomia madeirense e apreciada no mundo inteiro. É um produto certificado internacionalmente pelo projecto RUP, Região Ultra Periféria da União Europeia.
Vale a pena descobrir porque é que dizem que a banana da Madeira sabe tão bem, oiça aqui a reportagem do Renato Duarte (Porque é que a Banana da Madeira é a Melhor do Mundo?) que até 6ª-feira estará em directo da Madeira, em reportagem para o Olá Manhã, a falar da Banana da Madeira e não só.

Para saber mais clique aqui e aqui.



Ameixa d’Elvas:
 
Já provou a Ameixa d` Elvas? Também lhe chamam abrunho. Verde, com tons amarelados e rosados, tem um cheiro intenso e é suculenta. Pode ser comida fresca, em passa ou confitada. Na doçaria alentejana acompanha a famosa sericaia. É apreciada em todo o mundo e para sua protecção, tem Denominação de Origem  Protegida… vale bem uma dentada! Se aguentar dar só uma…

Saiba mais aqui



Maçã Bravo de Esmolfe
:

Também tem Denominação de Origem Protegida, por isso nada de enganos quando pedir uma Bravo de Esmolfe! Estas maçãs só podiam ser portuguesas, de tão boas!
Podem não ser muito grandes e ter um ar esbranquiçado, mas o cheiro é delicioso, a polpa é doce e macia! São originárias da aldeia de Esmolfe, em Penalva do Castelo, na Beira Alta. Vem daí o nome e a boa fama destas maçãs!
Na segunda quinzena de Setembro começam a poder colher-se, fique atento para ser um dos primeiros a prová-las este ano!

Saiba mais aqui!



Pera Rocha
:



Não é uma pera qualquer, é a Pera Rocha do Oeste, diferente de todas as outras! Cultivada na região Oeste com a sabedoria e a tradição portuguesa, é uma fruta deliciosa e nutritiva que merece bem o rótulo de Denominação de Origem Protegida! Para todos os gostos e idades, é um alimento delicioso, saudável e seguro: nem precisa de descascá-las, basta lavar e comer! 
Sabe como é que lhe chamam lá fora?
- É a pera portuguesa… com certeza!

Saiba mais aqui!  



Maracujá dos Açores
:



A forma é de um ovo mas é um fruto, de perfume intenso, forte e muito típico. É um fruto exótico mas não podia ser mais português. Tem casca dura, rugosa, de cor púrpura e polpa amarela. O maracujá da Ilha de São Miguel é delicioso e produz-se em grande escala, para exportar. Mas vale a pena consumi-lo por cá e pô-lo na sua lista de compras. O selo de Denominação de Origem Protegida não deixa lugar para enganos… e depois de prová-lo não se vai arrepender da escolha!

Para saber mais veja aqui



O sabor é único, é nacional e não podia ser mais saudável: Eleja os melhores frutos de Portugal como seus aliados… e de quem mais gosta!