Tempo
|

Na estrada pense na sua família, afinal as férias são para relaxar

04 ago, 2014

Tudo o que não precisa estas férias é de stress na condução

Na estrada pense na sua família, afinal as férias são para relaxar

O trabalho está em suspenso, as malas estão feitas, só falta entrar no carro e fazer-se à estrada, porque o melhor está para vir e está à distância de uma viagem de automóvel.
Mas para conseguir aproveitar ao máximo as suas férias é bom que elas comecem da melhor maneira, com uma viagem sem percalços. Temos a certeza que a maioria destes conselhos já lhe são familiares, mas não custa lembrar.
Na Renascença queremos que chegue bem ao seu destino. Não ponha a sua vida em risco, nem a dos seus familiares e amigos… e já agora a dos outros condutores.

- Evite beber álcool antes, ou durante a viagem. O risco de acidentes mortais é multiplicado por 2 quando a taxa de alcoolemia aumenta para 0,5 g/l. O álcool condiciona os movimentos e retarda o tempo de reacção do condutor aos imprevistos.
Trave o acidente! Se conduzir não beba!

- Mesmo sabendo o caminho de cor, esteja sempre atento aos perigos que possam aparecer na estrada.
Respeite os limites de velocidade e evite manobras perigosas. Não ponha a sua vida em risco nem a dos seus familiares e amigos. Conduza com prudência.

- Coloque sempre o cinto de segurança e não fale ao telemóvel.
O cinto evita que seja projectado violentamente em caso de colisão. Já o uso do telemóvel condiciona os movimentos e  provoca distracção. Mesmo que ache que está no controlo da situação e que o telemóvel não o distrai, saiba que não é verdade. Às vezes basta um segundo a olhar para o ecrã do telemóvel para acontecer um acidente. Pense bem, haverá alguma chamada ou mensagem assim tão importante?
Não ponha a sua vida em risco nem a dos seus familiares e amigos.

- Verifique pneus, travões e luzes.
Tenha a sua documentação (e a do automóvel) em dia. Se leva menores, a cadeirinha para as crianças é obrigatória, assim como o cinto de segurança.
Conduza com prudência e muita atenção!

- Se vai conduzir por estradas secundárias em terra batida ou junto às praias, o ideal é reduzir a velocidade e não seguir a “poeira” dos carros da frente.
Se leva muitas malas aumente a calibragem dos pneus, isso vai dar mais estabilidade ao seu carro. Segurança e moderação são as palavras de ordem.

Estes são alguns conselhos que a Renascença lhe deixa para que tenha umas férias descansadas e em segurança.
Se quiser saber mais, visite ainda esta página da  Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Boas férias!