Emissão Renascença | Ouvir Online

Assinale o primeiro aniversário de pontificado do Papa Francisco

07 mar, 2014

Dia 11 de Março na Universidade Católica Portuguesa

Assinale o primeiro aniversário de pontificado do Papa Francisco

Eleito a 13 de Março de 2013, depois da renúncia de Bento XVI, o Papa Francisco cumpre agora um ano de pontificado. "Francisco: um papa do fim do mundo" é a conferência que assinala o primeiro aniversário desta data. 
O encontro, organizado pela Renascença, pela Agência Ecclesia e pela Universidade Católica Portuguesa, realiza-se terça-feira, 11 de Março na Biblioteca da UCP.

Quatro personalidades das áreas da psicologia, apoio aos refugiados, economia e música vão analisar o mesmo número de frases emblemáticas proferidas pelo papa Francisco no primeiro ano do seu pontificado.

«Ir às periferias», pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres (depoimento em vídeo), «Esta economia mata», pelo presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, Alfredo Bruto da Costa, «Peço que se rebelem», pelo cantautor Manuel Fúria, e «Com licença, desculpa, obrigado», pela psicóloga Margarida Neto, constituem as frases e respetivos comentadores.

A sessão começa antes deste painel, às 15h, com a conferência "O pontificado do papa Francisco", proferida por Adriano Moreira, distinguido em 2009 com o Prémio Árvore da Vida - Padre Manuel Antunes. A intervenção, que será seguida do vídeo "Temas de um ano de pontificado", é comentada e moderada por João Aguiar Campos, presidente do Conselho de Gerência do grupo r/com e diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja.

Pelas 17h realiza-se o painel "Como o Vaticano se tornou próximo", moderado por Rita Figueiras, docente da UCP, com comunicações de dois jornalistas especialistas em assuntos do Vaticano, Aura Miguel (Renascença) e Octávio Carmo (chefe de redação da Agência Ecclesia), bem como do jornalista e comentador Henrique Monteiro e do poeta Pedro Mexia.

O encontro decorre na Universidade Católica (edifício da Biblioteca, Sala de Exposições, 2.º andar), tem início às 15h e termina pelas 18h. A entrada é livre.