|

 Casos Ativos

 Internados

 Recuperados

 Mortes

TR Internet Segura2014

Deixa os seus filhos navegarem sozinhos na internet?

04 fev, 2014

E você? Sente-se seguro na Internet?

Deixa os seus filhos navegarem sozinhos na internet?

A internet já se tornou praticamente imprescindível no nosso dia-a-dia. Seja para mantermos contacto com a família e amigos, enviar emails no trabalho ou fazer pesquisa para os projectos escolares. Mas com toda esta comodidade também vêm alguns riscos.
Dia 11 de Fevereiro assinala-se o Dia da Internet Segura, que chama a atenção para as inúmeras questões de segurança que se levantam com o uso cada vez maior da internet, principalmente entre as crianças e jovens.
Esta semana, na Renascença, descubra o que pode fazer pela sua segurança na internet.

- Alguma vez lhe aconteceu estar na internet e deparar-se com conteúdos ilegais? Pornografia infantil, incentivo à violência ou ao racismo? Pode denunciá-los.      
O Serviço Linha Alerta é seguro e confidencial. As denúncias são anónimas e a missão da linha é dar seguimento policial às queixas: em Portugal e no estrangeiro.

- Estudos recentes mostram que o tempo passado online pelos mais jovens está a crescer a um ritmo galopante, sobretudo na faixa entre os 13 e os 17 anos. Tablets, smartphones, consolas de jogos e smart TV a crescente utilização destes aparelhos faz com que a internet esteja disponível em todo o lado, a qualquer momento. Se pensa que controla o acesso à net das crianças e jovens da sua família, escola ou comunidade… Pense duas vezes!
Se, por outro lado, não sabe como fazer para controlar o acesso das suas crianças a um mundo virtual demasiado grande para elas, vale a pena conhecer o projecto Miúdos seguros na net.
Em acções por todo o país, o projecto ajuda pais e educadores a perceber os perigos que os mais novos correm, como protegê-los… e como evitar situações de risco!

- Lembre-se ainda que colocar imagens das suas crianças na internet pode trazer riscos. Fotografias reveladoras do local onde foram tiradas ou de natureza provocante, podem tornar uma criança ou jovem vulnerável a encontros pessoais por parte de predadores online.
Saiba que assim que uma imagem fica online, bastam segundos para que seja copiada… e muito dificilmente desaparecerá, mesmo depois de ter sido apagada.

Quando se fala de segurança na Internet lembre-se dos 5 Cs a ter em atenção: Conteúdos, Contactos, Comércio, Comportamentos e Copyright.
A qualquer altura pode também encontrar vários conselhos e dicas para usar a internet de forma segura nos sites www.internetsegura.pt e www.MiudosSegurosNa.Net.

Se quiser, pode ainda fazer uma participação online em http://linhaalerta.internetsegura.pt, por telefone (218440126 - 9h30-12h30 e 13h30-17h30), ou por email (report@linhaalerta.internetsegura.pt).