Emissão Renascença | Ouvir Online

TR Arte urbana

A arte que se instala nas ruas e que pode visitar quando quiser

23 jan, 2014

Siga as sugestões da Renascença

A arte que se instala nas ruas e que pode visitar quando quiser

Nas nossas ruas, nas nossas cidades, a arte confunde-se com os jardins, os prédios, os cartazes publicitários e até… com as pedras da calçada.

Esta semana, a Renascença convida-o a sair à rua com outros olhos, com os olhos de quem entra num museu ou numa galeria de arte a céu aberto, tudo isto sem pagar entrada!

- Porque a arte pode servir como instrumento de paz em conflitos mundiais, ainda antes de sair de casa, vale a pena conhecer o trabalho do francês JR (que também já teve o seu trabalho “Inside Out” representado no nosso país). Entre vários projectos, JR conseguiu colocar fotografias gigantes de judeus e palestinianos no muro que faz fronteira entre a Palestina e Israel. Tarefa que os peritos diziam ser impossível.
Conheça o trabalho deste artista AQUI e veja um vídeo onde JR fala sobre o seu trabalho AQUI.

- De regresso a Portugal, junte a família, desafie os amigos e parta à descoberta das obras de Vhils. Vhils é o nome artístico de Alexandre Farto, conhecido por esculpir paredes de edifícios, deixa a sua marca única na arte de rua com rostos desenhados à força de um martelo pneumático e do seu enorme talento. Tem obras espalhadas pelo mundo inteiro e em Portugal pode descobri-lo em cidades como: Aveiro, Covilhã, Elvas, Lisboa, Porto, Santa Maria da Feira e até em Rabo de Peixe, nos Açores.
Descubra o trabalho de Vhils, em paredes, cortiça, metal e outros materiais em www.alexandrefarto.com.

- Das paredes para o chão que pisamos, o chão com buracos preenchidos com coloridos neoFOFOS, os mesmos que vê na imagem ali de cima.
Patrícia Simões e Tiago Custódio são dois artistas portugueses que lançaram, há cerca de 3 meses, o projecto neoFOFO. A ideia é preencher falhas na calçada com cor e até padrões feitos de tricot. Um projecto recente que tem dado que falar e que traz cor até aos dias de quem “sobe que sobe, sobe a calçada”.
Por enquanto pode descobrir os neoFofos em Lisboa, Almancil e em www.facebook.com/neoFOFO. Mas desafios não lhes faltam!

- Em Setúbal há “Arte em Toda a Parte”. Este é o nome de um projecto que, ao longo de 14 meses, vai mostrar intervenções de vários artistas. É uma verdadeira galeria de arte urbana ao ar livre e conta com trabalhos de artistas locais e artistas convidados. A primeira fase, Art in Progress, pode ser apreciada nos tapumes das obras do futuro centro comercial da cidade e lança um outro olhar sobre a Serra da Arrábida e o Rio Sado.
Espreite algumas das imagens AQUI.

- Alberto Carneiro, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft e Pedro Cabrita Reis são alguns dos artistas representados em Almourol, no Parque de Escultura Contemporânea.
As obras podem ser vistas ao longo dos sete hectares do premiado Barquinha Parque e a entrada é gratuita. Se preferir, pode também fazer uma visita guiada. Saiba mais em www.barquinhaearte.pt.


Aproveite as sugestões da Renascença e deixe-se rodear pela arte que está em toda a parte.
Se tiver mais sugestões partilhe-as nesta página, na caixa de mensagens.