Emissão Renascença | Ouvir Online

TR - Dia Alimentação

Descubra um mundo mais saudável e mais solidário com a sua rádio

11 out, 2013

Uma semana para pensar como nos alimentamos. Aprender a comer melhor. Evitar o desperdício para um mundo mais solidário

Descubra um mundo mais saudável e mais solidário com a sua rádio

16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação, mas o convite que lhe fazemos é para pensar neste dia o ano inteiro… e criar soluções.
Este ano as Nações Unidas focam-se na erradicação da fome em todo o mundo. Mais de 870 milhões de pessoas em risco é um número alarmante. Pensar em respostas para resolver o problema é urgente.

É preciso mudar a agricultura, é preciso mudar hábitos alimentares. Como seria um sistema alimentar sustentável? Se calhar, todos juntos, conseguimos fazer acontecer o futuro com que sonhamos.
Pensar antes de comer e evitar o desperdício é o desafio que lhe propomos. Descubra um mundo mais saudável e também mais solidário:

- Já ouviu falar em “Fruta Feia”?
São frutas e legumes demasiado pequenos, demasiado grandes, com manchas na casca ou disformes. Nos campos agrícolas portugueses a chamada fruta feia fica a apodrecer, é 30% da produção nacional. A qualidade é a mesma mas não se vende porque não respeita as normas. É Feia mas é boa!
Vale a pena conhecer a iniciativa “Fruta Feia”, porque “Gente Bonita… Come Fruta Feia!” A ideia é só uma:  lutar contra o desperdício alimentar.
A partir de Novembro a Fruta Feia pode ser adquirida em Lisboa através da cooperativa de consumo Fruta Feia CRL. Saiba mais sobre esta iniciativa em https://www.facebook.com/FrutaFeia ou http://frutafeia.blogspot.pt/.

- Agora que estamos no Outono há alguns alimentos que deve adicionar à sua alimentação, mas não são uns alimentos quaisquer, são super-alimentos!
Trata-se de alimentos com muitos benefícios para a saúde: têm substâncias anti-oxidantes, vitaminas, sais minerais, bons açúcares, pouca gordura. 
Sabendo que se pode comer de tudo sem exagerar, há alguns super-alimentos que pode redescobrir neste Outono e que até existem em abundância em Portugal. As castanhas, os frutos secos (nozes, amêndoas, figos, avelãs), os frutos vermelhos (lembre-se das amoras, das romãs) e recupere hábitos antigos: faça, por exemplo, compotas caseiras de tomate, marmelo ou abóbora.

- O nosso frigorífico pode ser um óptimo aliado de uma alimentação saudável, mas só se dele fizermos bom uso. Sabia que há alguns hábitos relacionados com o frigorífico que podem ser prejudiciais à sua saúde e à sua alimentação?
Sugerimos-lhe 6 coisas que, se ainda não faz, deve começar a fazer já:
1 – Restos: o tempo de armazenamento para as sobras no frigorífico não deve exceder os quatro dias para evitar doenças transmitidas pelos alimentos.
2 – Enlatados: não guarde latas abertas no frigorífico, especialmente se lá dentro estiverem alimentos com elevado grau de acidez (como o tomate e os sumos de fruta, por exemplo). A acidez pode fazer com que o metal seja transferido para a comida.
3 – Bolor: quando o bolor está apenas numa parte de um alimento a tendência é retirar essa parte e aproveitar o resto, mas há estudos que comprovam que o bolor se espalha pelo resto desse  alimento e dos outros que estão à volta. Mesmo que não seja imediatamente visível, o melhor é não usar um alimento que tenha um pouco de bolor.
4 – Bacon, carnes frias e salsichas: evite ao máximo a carne processada pois aumenta o risco de cancro no pâncreas.
5 – Margarina: Há muitas alternativas no mercado, mas em geral a margarina é muito rica em gordura trans o que aumenta o mau colesterol. Sempre que possível substitua-a por um bom azeite.
6 – Maçãs: Sabia que as maçãs são dos produtos frescos mais susceptíveis de serem contaminados com pesticidas? Tome atenção às maçãs que compra e dê preferência às biológicas.

- Nos Estados Unidos acaba de nascer um projecto para recuperar alimentos fora do prazo de validade. É que a maioria das datas de validade dos alimentos não têm relação com a segurança mas com o sabor. Um dado curioso que originou o The Daily Table (www.dailytable.org página em construção).
Os alimentos fora de validade fazem parte de um terço dos alimentos produzidos no mundo que são desperdiçados.
The Daily Table é uma loja que vende apenas alimentos com data de validade vencida. A ideia é tornar a boa nutrição acessível aos mais desfavorecidos. Porque a verdade é que a comida mais barata nem sempre é a mais saudável, antes pelo contrário, é causadora do aumento de obesidade, diabetes e outras doenças em todo o mundo.

Estas são algumas medidas que lhe vão permitir uma alimentação mais saudável. Aprenda a comer melhor e evite o desperdício, por si e pelos outros.