Emissão Renascença | Ouvir Online

TR - Felicidade

A felicidade pode mesmo estar onde menos se espera

20 mai, 2013

Não é preciso muito para ser feliz, às vezes basta deixar o seu rádio ligado na Renascença

A felicidade pode mesmo estar onde menos se espera

Há quem diga que o dinheiro não traz felicidade, mas e os amigos? Será que os amigos trazem felicidade? Já pensou de quantos amigos precisa para ser feliz?
Sabia que se ganhar um prémio na lotaria a sua felicidade aumenta 2%? Quase nada, comparados com os 15% de felicidade que um novo amigo representa! 
E quando falamos em amigos a quantidade não bate a qualidade. Não interessa quantos “amigos” possa ter no facebook, no seu livro “Uma Mochila para o Universo”, a filósofa espanhola Elsa Punset diz, que cada pessoa tem entre 5 a 12 amigos verdadeiros, que formam o nosso núcleo íntimo. São esses que nos acompanham ao longo da vida e com quem temos um contacto mais próximo.

Se os amigos são uma fonte óbvia de felicidade, o que dizer de um prédio?
Se não acredita que um prédio possa trazer qualquer felicidade é porque ainda não conhece o número 26 da Av. Engenheiro Duarte Pacheco, em Lisboa. Nas janelas deste prédio nasceu o projecto “19 caracteres”. Com 19 caracteres escrevem-se nas janelas mensagens optimistas que podem trazer um sorriso, uma gargalhada ou um instante de felicidade na vida dos que por ali passam.
“Sorrir não paga IRS”, “És Muita Linda!” ou “Sejam felizes Se faz favor” são algumas das mensagens que já apareceram nas janelas deste prédio. Se quer conhecer melhor esta ideia, e quem sabe sugerir uma frase, visite a página da empresa autora desta ideia AQUI.

Já em Paranhos, um dos bairros mais problemáticos do Porto, o objectivo é ajudar a comunidade através do desporto e da cultura para aumentar a auto-estima e o bem-estar de todos.
São pais e filhos que se reúnem uma vez por semana para procurar, juntos, a felicidade. Um projecto inspirador que pode conhecer melhor neste vídeo.
 
Um sorriso é quase sempre uma tradução de um estado de felicidade, mas a verdade é que na conjuntura actual nem sempre nos apetece sorrir… muito menos no trabalho.
Para contrariar a tendência, uma empresa da Figueira da Foz resolveu fazer, até ao final de Maio, sessões de riso diário para os seus colaboradores. Bastam sessões de 15 minutos para pôr cada grupo a rir. Os funcionários batem palmas, dançam, dão gargalhadas. Antes de cada turno sentem-se mais motivados e a empresa acredita que a produtividade pode aumentar até 40%, mas, sobretudo, procuram que haja um aumento no verdadeiro “espírito de equipa”.

E se mesmo depois de todas estas iniciativas que lhe demos a conhecer ainda não se sente mais animado e motivado para trabalhar a sua felicidade então tem mesmo de espreitar o “Felicidário”.
Trata-se de um grupo no Facebook que todos os dias lhe lembra que a vida não precisa de ser complicada para ser feliz, o segredo pode estar nas coisas mais simples.
São 365 ideias por ano para ser mais feliz. Na verdade, esta iniciativa é dirigida a maiores de 65 anos, mas na verdade os “posts” que lá vai encontrar não têm idade, ora veja: “A felicidade é um prato de caracóis”, “A felicidade é adormecer no sofá”, “A felicidade é contar uma anedota”. Se gostou destes clique AQUI  e vai encontrar muitos mais!

Por aqui, nós acrescentamos: Felicidade é ouvir aquela música na sua rádio preferida!