Emissão Renascença | Ouvir Online

Rugas

“Rugas”: da BD para o cinema um filme comovente e inquietante

17 mai, 2013

Um filme premiado para ver com a Renascença

“Rugas”: da BD para o cinema um filme comovente e inquietante

O autor espanhol Paco Roca fez uma banda desenhada chamada “Rugas” para tentar perceber a velhice dos pais. A BD foi passada ao grande ecrã e estreia agora em Portugal com apoio Renascença.

“Rugas” mostra a amizade entre Emilio (voz de Rui Mendes) e Miguel (voz de Rui Oliveira), dois senhores idosos fechados num lar de terceira idade. O recém-chegado Emilio, numa fase inicial de Alzheimer, é ajudado por Miguel a evitar que o transfiram para o temido andar de cima do lar, também conhecido como o andar dos "assistidos" ou das causas perdidas. O seu louco plano, que irá também incluir a sua amiga Antónia (voz de Custódia Gallego) enche o dia-a-dia dos idosos - normalmente entediante - de humor e ternura, porque apesar de para alguns as suas vidas estarem a terminar, para eles é só o começo.

“Rugas” é um filme dedicado aos idosos de hoje, mas também aos idosos de amanhã, ou seja, a todos nós! O filme aborda questões como a solidão na velhice, os lares de terceira idade ou doenças como o Alzheimer, toca-nos a todos e todos podemos fazer alguma coisa em relação a estes temas.

A Renascença associa-se a este filme e à Associação Alzheimer Portugal para esclarecer e alertar para esta doença. Sabia que há maneiras de prevenir o Alzheimer? Visite o site www.alzheimerportugal.org e informe-se.

Deixe-se surpreender por este filme de animação tão inquietante e comovente que já foi premiado lá fora e chega agora a Portugal com a Renascença. “Rugas” estreia a 23 de Maio.

Fique atento à sua rádio para ganhar convites para as antestreias de "Rugas", dia 21 de Maio, às 21h30, em Lisboa (Cinemas ZON Lusomundo Alvaláxia), e no Porto (Cinemas ZON Lusomundo Parque Nascente).