Emissão Renascença | Ouvir Online

22 dezembro

Porque duram mais tempo os alimentos quando são embalados em vácuo?

22 dez, 2014

Os nutrientes presentes nos nossos alimentos, são muito apreciados pelas bactérias que fazem apodrecer a comida.
Quando se multiplicam num produto alimentar, as bactérias podem produzir substâncias químicas benéficas, como nos iogurtes, mas se o seu crescimento for descontrolado, o resultado normalmente cheira mal… Muitas bactérias dão origem a alterações desagradáveis, que associamos aos produtos estragados.
Não podemos esterilizar a comida toda mas, para evitar que as bactérias mantenham a sua atividade, uma das formas é impedi-las de respirar. Isto não as mata, mas bloqueia-as. Por isso, os alimentos embalados em vácuo, ou seja, sem ar, são menos atacados por bactérias. Ainda assim, esta não é uma solução milagrosa, pois na verdade, há umas quantas bactérias que vivem tão bem ou melhor sem ar do que na sua presença!
Neste grupo de bactérias que passam bem sem oxigénio, incluem-se algumas bactérias patogénicas como, por exemplo, o Clostriduim botulinum, que causa o botulismo.
É por isso que os alimentos embalados em vácuo, também devem ser mantidos no frigorífico.
Infelizmente, a maior parte dos alimentos que contêm bactérias capazes de causar doenças, não apresenta sinais visíveis de deterioração...

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt