Tempo
|

12 novembro

Laranja – fonte de vitamina C e não só!

12 nov, 2014

Sumarenta e doce, a laranja constitui uma sobremesa ou lanche perfeito e acrescenta um toque especial a muitas receitas.
É dos frutos mais populares a nível mundial e existe geralmente durante todo o ano – do Inverno ao Verão - com variações sazonais dependendo da variedade. 
Uma laranja de tamanho médio, fornece a dose diária recomendada de vitamina C, tão importante no reforço do sistema imunitário. Além disso, é rica em tiamina e ácido fólico - que são duas vitaminas do complexo B - potássio, beta-caroteno e fibra alimentar.
À semelhança de outros frutos e hortícolas, as laranjas possuem um valor energético reduzido - cerca de 42 calorias por cada 100 gramas.
As películas que separam os gomos das laranjas são fonte de pectina, um tipo de fibra solúvel que também se encontra nas maçãs, limões e groselhas vermelhas e cuja ingestão parece contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol. Tais películas são, igualmente, ricas em bioflavonóides, que possuem, tal como a vitamina C, propriedades antioxidantes.
Por isso, para aproveitar plenamente os benefícios das laranjas, é preferível comer a fruta inteira, em vez de beber apenas o sumo.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt