Emissão Renascença | Ouvir Online

31 outubro

Globalização!

31 out, 2014

Muitas vezes o termo globalização é conotado com aspectos económicos.
Mas a verdade é que, a primeira globalização foi biológica.
Há 250 milhões de anos, o mundo era uma só massa enorme de terra, a Pangea. A Pangea foi-se partindo e deu origem à Eurásia e às Américas. Estas duas metades acabaram por ser povoadas por diferentes animais e plantas à medida que os milhões de anos foram passando.
Até à época de Cristóvão Colombo poucos seres vivos se tinham aventurado a cruzar os oceanos: talvez apenas alguns insectos e certas aves um pouco mais afoitas… Porém, a partir de 1492, quando aquele navegador chegou às Américas tudo iria mudar.
Por um lado começou a curiosidade e o entusiasmo de levar para o outro lado do mundo as variedades de plantas que pudessem ter valor económico, como o tabaco, o milho e a batata. Por outro, muitos eram os viajantes anónimos que eram transportados nas embarcações. Desde ratos a serpentes, muitas foram as pragas que viriam a dizimar as culturas de outros continentes, para já não falar dos micróbios que liquidaram aldeias inteiras.
Foram séculos de aventura para o mundo biológico, de furor para quem procurava riqueza e de desgraça para os que eram surpreendidos com pragas até aí nunca vistas.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt