Emissão Renascença | Ouvir Online

11 outubro

Pedro Hispano, um cientista medieval!

11 out, 2014

Por volta de 1210 nascia em Lisboa um homem que viria a ficar para história.
Pedro Julião, assim era o seu nome de baptismo, dedicou os seus estudos a temas tão diversos como a medicina, a física e a teologia. Conhecido pelas suas reflexões e escritos na área, viria a ensinar medicina na Universidade de Siena, em Itália.
Pensa-se ser de sua autoria por exemplo o Thesaurus pauperum, um receituário médico com grande circulação manuscrita ou impressa em toda a Europa, lido e consultado não só por letrados nas universidades mas também por outros interessados.
O então já famoso Pedro Hispano, assim chamado visto ser oriundo da Hispânia, voltou para Portugal onde, durante cerca de 30 anos, terá servido Afonso III como conselheiro e porta-voz para assuntos da Igreja.
Contudo, depois disso outros destinos o aguardavam, entre eles o de se tornar o médico do Papa Gregório X. Após a morte deste e do seu sucessor, Papa Adriano V, Pedro Hispano viria a ser eleito Papa, o único papa português, sob a designação de Papa João XXI.
Ocupou este lugar durante uns breves oito meses: morreu quando o teto do quarto onde dormia colapsou e o deixou soterrado.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt