Tempo
|

8 outubro

Plantas que comem micróbios

08 out, 2014

As plantas carnívoras são plantas que geralmente crescem mal em terra simples e, por isso, precisam de complementar a sua dieta com animais que capturam e digerem. Estas presas, que geralmente são insetos, fornecem-lhes nutrientes como o azoto e o fósforo, de que necessitam para se desenvolver e crescer adequadamente.
Quando os insetos são atraídos para o interior de algumas plantas carnívoras eles caem numa armadilha, afogam-se e são digeridos por um cocktail de enzimas agressivas que existem no suco digestivo da planta. Este caldo infernal está também preparado para eliminar qualquer ser vivo interessado em ir roubar tão belo manjar.
Entre os mais prováveis competidores estariam os micróbios, mas as plantas acautelaram-se. Naquele suco digestivo as plantas carnívoras depositam também agentes antimicrobianos, que vão eliminar micróbios que pudessem ali crescer à custa do repasto.
Em Portugal, existem várias plantas carnívoras espontâneas, e uma delas é especial: chama-se erva-pinheira-orvalhada e só cresce no nosso país e nalgumas zonas de Espanha e Marrocos.
É uma planta brilhante, muito elegante, e merece toda a proteção.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt