Tempo
|

19 setembro

Ébola: um pouco de história

19 set, 2014

Alguns países de África vivem atualmente a mais grave epidemia causada por um dos vírus mais mortíferos que se conhece: o Ébola.
O nome do vírus tem origem no rio Ébola, que fica na República Democrática do Congo – o antigo Zaire.
Este vírus foi encontrado e identificado pela primeira vez em dois surtos de febre hemorrágica que deflagraram em 1976, um dos quais atingiu a pequena cidade de Yambuku próxima do rio Ébola. Desde essa altura já ocorreram vários surtos neste país e em países vizinhos. As taxas de mortalidade são sempre muito elevadas, podendo atingir os 90%.
O hospedeiro mais provável do vírus Ébola parece ser um certo morcego.
As pessoas, e outros animais, são contaminados quando mexem ou comem animais infetados. Depois disso ocorre também a transmissão entre humanos, que se dá por contacto direto com fluidos corporais, como sangue, saliva, excreções respiratórias, suor e sémen de pessoas infetadas.
Infelizmente para já não existe cura para o Ébola, e o único tratamento com provas dadas é a transfusão com sangue de pessoas que foram infetadas pelo Ébola e sobreviveram.
Neste momento, a aposta das empresas farmacêuticas recai no desenvolvimento de uma vacina, mas ainda estamos a meses – ou mesmo anos – de uma solução comercial.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt