Tempo
|

1 agosto

Produção alternativa de biocombustíveis

28 jul, 2014

O uso de energias renováveis representa um pequeno papel na energia mundial, especialmente quando comparado com o consumo de combustíveis fósseis.
Mas, apesar de os biocombustíveis serem uma alternativa com potencial, até agora têm-se usado plantas que são também destinadas à alimentação humana e animal. Assim, a procura energética tem feito com que esses recursos destinados à alimentação se tornem mais escassos e mais caros. 
O uso de solos esgotados ou poluídos poderia ser uma boa alternativa para cultivar plantas para a produção de biocombustíveis, libertando os solos saudáveis para a produção de alimentos. Porém esses solos apresentam frequentemente baixa produtividade, sendo pouco rentáveis… Mas a biotecnologia propõe uma solução que passa pelo uso de bactérias e fungos que, de algum modo, protegem as plantas e o solo fazendo aumentar a produtividade.
Desta forma torna-se possível aproveitar terrenos abandonados para cultivar plantas para biocombustíveis, deixando os terrenos agrícolas saudáveis livres para a produção alimentar. Alimentação e energia ficam ambos a ganhar!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt