Tempo
|

31 julho

Substitutos de refeição: uma grande ideia ou nem por isso?

28 jul, 2014

Com a chegada do verão é maior o desejo de perder peso rapidamente. Como uma dieta equilibrada e baseada somente em alimentos convencionais pode não oferecer resultados rápidos, os substitutos de refeição surgem como uma alternativa aliciante.
Alguns estudos mostram que a utilização destes produtos, conjugada com uma alimentação controlada, é eficaz na perda de peso, bem como na melhoria dos níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose no sangue.
Na sua maioria, os substitutos de refeição possuem elevados teores de proteína e de fibra, oferecendo a sensação de saciedade ao mesmo tempo que fornecem baixa quantidade de calorias. Os especialistas sugerem que estes substitutos sejam ingeridos no máximo uma vez por dia, e somente duas a três vezes por semana. Como são ricos em fibra, o seu consumo deve ser acompanhado sempre de muita água.
Mas atenção: é preciso ver quais os constituintes dos substitutos de refeição. Há casos documentados sobre a presença de determinadas substâncias tóxicas, com efeitos nocivos no fígado. Por isso, aconselhe-se sempre com um profissional especializado antes de os comprar.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt