Emissão Renascença | Ouvir Online

25 julho

Quando parecia tão próxima a erradicação da poliomielite...

24 jul, 2014

Uma em cada 200 infeções causadas pelo vírus da poliomielite resulta em paralisia irreversível, geralmente nas pernas. Além disso, 5% a 10% destas pessoas morrem por paralisia dos músculos respiratórios. Com as campanhas de vacinação iniciadas nos anos 50 e o esforço global para a erradicação da doença, liderado pela UNICEF e pela Organização Mundial de Saúde, ou OMS, o número de casos baixou extraordinariamente.
Tal como a varíola, que foi erradicada em 1980, a pólio também é passível de erradicação. Em Portugal a doença foi oficialmente eliminada em 2002. O Paquistão, o Afeganistão e a Nigéria são os únicos países onde a pólio ainda é endémica.
No entanto, quando a erradicação desta doença parecia estar tão próxima, em maio de 2014 a OMS viu-se forçada a decretar o estado de emergência mundial. Esta medida foi imposta pelo aumento extraordinário do número de casos de pólio nos últimos seis meses e que neste momento já se alastram a mais de 10 países. A erradicação de uma das doenças mais graves e evitáveis por vacina poderá estar em causa se não houver uma resposta internacional atempada e bem coordenada.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt