Tempo
|

18 julho

Poluentes emergentes

18 jul, 2014

Já ouviu falar em poluentes emergentes?
São substâncias químicas que usamos no nosso dia-a-dia, tais como produtos de higiene pessoal, protetores solares, medicamentos, hormonas e muitos, muitos outros. Normalmente acabam por ir parar aos esgotos, o que pode parecer a coisa certa. Mas o problema é que estes compostos acabam por dar origem a outras substâncias... por vezes mais perigosas.
Quando os esgotos são tratados, muitas vezes estas substâncias não são removidas e acabam por contaminar o ambiente e as águas.
Este problema é ainda mais grave em zonas urbanas densamente povoadas, criando preocupações por exemplo no abastecimento público de água com qualidade – que é uma questão premente na atualidade.
Para saber com o que lidamos precisamos de saber se os poluentes emergentes estão presentes, onde, e a que níveis se encontram. Para isso é preciso desenvolver métodos muito sensíveis e baratos para aplicar de modo rotineiro na análise de águas.
Esta é hoje uma aposta da investigação e que, no futuro, pode contribuir para o fornecimento de água com qualidade às populações.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt