Tempo
|

26 maio

Ebola, uma infeção rara mas quase sempre fatal!

26 mai, 2014

O Ebola é uma febre hemorrágica rara mas muito grave causada pelo vírus Ebola. Este vírus foi identificado na década de 1970, no Zaire, no decurso de um surto que afetou 318 pessoas e matou 280, ou seja, quase 90% dos infetados. Desde então já morreram mais de 1250 pessoas, maioritariamente em países africanos.
A infeção transmite-se por contacto direto com sangue, fluídos corporais e tecidos humanos ou animais que estejam infetados. Os doentes começam por apresentar sintomas semelhantes aos da gripe, ou seja, mal estar geral, febre e dores de cabeça, mas depois vai progredindo para sintomas mais graves, como hemorragias das membranas mucosas.
Não existe tratamento específico nem vacina, pelo que o isolamento dos doentes e as precauções básicas de higiene são as únicas formas de evitar a disseminação da doença.
Mais de 50 pessoas morreram desde janeiro deste ano na Guiné-Conacri, num surto de Ebola que é já considerado "uma epidemia sem precedentes".
Felizmente, para já, Portugal é um dos países poupados a uma doença que, ao longo dos anos, já afetou desde a Itália aos Estados Unidos e tem aparecido sobretudo em países africanos.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt