Tempo
|

18 maio

O iogurte: de alimento a ingrediente

18 mai, 2014

O iogurte é um alimento conveniente, economicamente acessível e facilmente disponível no mercado. Tradicionalmente consumido ao pequeno-almoço ou nas refeições intercalares, o iogurte apresenta as mais diversas aplicações. Ele representa uma alternativa com menor valor calórico e maior valor nutricional do que outros produtos, para além de ser um produto saboroso e agradável.
Sabia que o iogurte natural não açucarado é uma base ideal para temperos de saladas, molhos, marinadas ou como substituto das natas em algumas preparações culinárias, conferindo textura e sabor mas com menor quantidade de calorias e gordura?
E nas sobremesas? Bem que se pode usar e abusar do iogurte. Na sua forma natural, aromatizado ou com fruta, cereais ou frutos secos, os iogurtes podem ser usados em mousses, tartes ou misturados com gelatinas, melhorando-lhes o seu valor nutricional. Até mesmo em receitas de queques ou pão o iogurte contribui para a melhoria do sabor, valor nutricional e textura dos produtos finais.
São muitas as utilizações do iogurte, portanto puxe pela imaginação e torne a sua cozinha mais saudável!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt