Tempo
|

30 abril

Ambientes exóticos

30 abr, 2014

Provavelmente o termo “exótico” evoca-lhe um colar de flores, uma água de coco e a sombra de uma palmeira, com um infinito mar azul pela frente…
Mas há outros conceitos de exótico. Em microbiologia chama-se-lhes ambientes extremos e os micróbios que lá vivem recebem o belo nome de extremófilos!
Na nossa perspectiva de seres humanos os ambientes extremos são na realidade muito ameaçadores.
Embora sejam ambientes naturais, a maior parte dos seres vivos não consegue lá viver. Falamos, por exemplo, de nascentes termais situadas nas profundezas dos oceanos e onde a água brota a ferver, ou de nascentes onde a água é tão ácida que vai dissolvendo a rocha que as circunda…
Os micróbios que vivem nestes locais são preciosidades raras que fascinam e intrigam a comunidade científica. Recebendo nomes tão curiosos como “bola de fogo furiosa” ou “vindo da porta do inferno” – em alusão à Divina Comédia de Dante – estes micróbios poderão ter sido dos primeiros habitantes da Terra… Quem sabe se a descoberta de outras formas de vida no Universo não nos vai trazer mais novidades sobre os extremófilos?!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt