Tempo
|

28 abril

Vegetais fermentados

28 abr, 2014

Todos ouvimos já falar dos benefícios para a nossa saúde do consumo de iogurtes e outros tipos de leites fermentados. Pelo contrário, o consumo de vegetais fermentados é pouco conhecido e não tem tradição em Portugal.
No entanto, na França, Alemanha e alguns países do Norte da Europa, é muito popular a couve produzida por fermentação láctica, ou seja, por bactérias semelhantes às que fermentam o leite para dar iogurte. O resultado, conhecido por "sauerkraut" ou "chucrute", é um produto que se conserva durante bastante tempo e apresenta um sabor azedo pronunciado mas agradável.
Comer regularmente couve (e outros vegetais), por si só, já contribui de forma benéfica para a saúde. Contudo, quando ela é fermentada, aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes presentes, ou seja, absorvemos melhor as substâncias de que precisamos, o que torna a couve fermentada ainda mais benéfica do que a couve original.
Tradicionalmente a chucrute é consumida nos meses frios e acompanha pratos de carne, entre outros. O ideal é fazê-la em casa ou escolher uma marca que garanta, tal como acontece com os iogurtes, que as bactérias fermentadoras ainda estão vivas. Vale a pena experimentar!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt