Tempo
|

27 abril

Piscinas, além de pouco higiénico é perigoso!

27 abr, 2014

As piscinas são locais onde se pode praticar exercício físico, terapêutico ou de lazer, e estão associadas a momentos agradáveis… mas todos já sentimos os olhos a arder por causa do cloro misturado na água.
Normalmente os responsáveis pelas piscinas utilizam cloro para manter a água desinfetada. A sua concentração deve estar a determinados níveis mínimos para garantir a higiene aos seus utentes. Contudo, muitas têm sido as discussões sobre os feitos colaterais do cloro.
Recentemente surgiu mais um dado curioso. Um estudo publicado numa revista científica internacional mostrava que a urina e o suor, quando misturados com o cloro, podem formar substâncias potencialmente perigosas para o coração, pulmões e sistema nervoso central.
Algo ironicamente, e em tom de graça, o estudo concluía que os banhistas podem contribuir para melhorar a qualidade da água urinando onde é suposto fazê-lo: nas casas de banho!
Em Portugal já há piscinas que desinfetam a sua água com ozono, em vez de cloro, para evitar estes problemas. Quem quiser ser um banhista cauteloso deve escolher bem a piscina onde vai treinar!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt