Tempo
|

22 abril

Helicobacter pylori, a bactéria em forma de parafuso.

22 abr, 2014

O nosso corpo evoluiu de forma a conseguir fazer frente às múltiplas ameaças e adversidades com que temos de nos confrontar.
O estômago é disso um claro exemplo. E a lógica é: uma vez que, com os alimentos, ingerimos muitas bactérias, que tal fazê-las passar pelo purgatório? Assim só se salvariam as que merecessem chegar ao intestino… Neste caso o purgatório é o estômago!
O estômago é uma espécie de caldeirão ácido onde poucos micróbios sobrevivem e ainda menos se aventuram a habitar permanentemente. Ou seja, o ácido, além de ajudar a digerir os alimentos, tem também a função de nos proteger pois elimina micróbios causadores de doença. Na generalidade dos casos o estômago cumpre bem essa função…
Mas há sempre excepções. Uma delas, muito bem conhecida, e pelas piores razões, é uma bactéria em forma de parafuso que dá pelo nome de Helicobacter pylori.
Este micróbio consegue viver no estômago e pode causar diversos problemas. No pior dos casos pode até causar cancro gástrico!
Se detetado a tempo o Helicobacter pode ser eliminado com antibióticos até ver a melhor maneira de conter os estragos que pode causar.
Embora a prevenção seja o melhor remédio, neste caso pouco se sabe… Pelo sim pelo não há que usar sempre medidas básicas de higiene, tanto das mãos como dos alimentos.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt