Tempo
|

10 abril

Trufas – Os diamantes da culinária que crescem na floresta

10 abr, 2014

É frequente encontrar cogumelos em zonas húmidas, como durante o inverno no chão de um pinhal ou floresta, embora muitos não sejam comestíveis e por vezes sejam até venenosos. Mas alguns, infelizmente poucos, são tão especiais e raros que se tornaram num dos alimentos mais caros do mundo.
Falamos das célebres trufas. O sabor e aroma das trufas são lendários, e têm sido procurados pelo seu poder gastronómico e até afrodisíaco. Um quilo de trufas brancas italianas da melhor qualidade chegam a valer mais de dois mil e quinhentos euros!...
As trufas lembram uma batata amolgada, e crescem debaixo da terra. Como encontrá-las, então? Usam-se cães que, com o seu faro apurado, detetam o aroma que as trufas emanam e indicam a sua localização. Os porcos eram muito usados antigamente mas, ao contrário dos cães, eles têm um apetite voraz difícil de controlar e acabavam por comer as suas preciosas descobertas…
A ocorrência natural das trufas está a diminuir mas atualmente já se conseguem cultivar algumas espécies através da plantação de certas árvores onde estes fungos são introduzidos. Este tipo de plantações começa a ser realizado também em Portugal e promete tornar-se um negócio milionário.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt