Tempo
|

8 abril

Portugal deu-se ao lixo!

08 abr, 2014

Embora Portugal esteja a atravessar uma grave contração económica, continuamos um país de desperdício. Estima-se que em todo o país vão para o lixo, a cada dia que passa, pelo menos 50 mil refeições prontas a comer.
Este desperdício não ocorre só em Portugal. Estima-se que na União Europeia se estraguem metade de todos os alimentos produzidos! Estamos perante um desperdício gigantesco, um grave atentado ambiental e uma imoralidade gritante.
Só em Portugal há pelo menos 360 mil pessoas que não têm o que comer. Felizmente vão surgindo iniciativas de grande inteligência que abrem caminho a soluções evidentes e, ao mesmo tempo, inovadoras.
O movimento Zero Desperdício é um exemplo que vale a pena referir. Iniciado por um comandante da TAP e outros voluntários em 2012, conseguiu superar os muitos impedimentos legais e estabelecer ligações entre as refeições em perfeitas condições e quem delas necessita. Esta iniciativa já chega a milhares de pessoas carenciadas e conta com dezenas de entidades parceiras, desde restaurantes até às cantinas do Banco de Portugal e da Assembleia da República. As refeições já servidas ultrapassam largamente o meio milhão. Com o Zero Desperdício encontramos Portugal no seu melhor!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt