Tempo
|

3 abril

O que é a Doença Celíaca?

03 abr, 2014

Trata-se de uma doença auto-imune, ou seja, em que o sistema imunitário – que normalmente nos protege das infeções – começa a atacar a própria pessoa. Em pessoas com predisposição para esta doença, o seu desenvolvimento é acelerado pela ingestão de cereais que contêm glúten, uma proteína difícil de digerir e que se encontra no trigo, na cevada, no centeio e ainda na aveia.
A doença celíaca caracteriza-se pela inflamação crónica do intestino. Isto traz muito desconforto abdominal e reduz a absorção dos nutrientes necessários ao organismo. Podendo ser diagnosticada em qualquer idade, a doença celíaca afeta múltiplos sistemas de órgãos.
Os sintomas e a sua gravidade variam de pessoa para pessoa e incluem, entre outros, dor e distensão abdominal, diarreia, fadiga, perda de peso e anemia, embora haja doentes que não manifestam qualquer sintoma. À semelhança de outros países europeus, estima-se que a doença afete 1% da população portuguesa. Até à data, o único tratamento disponível consiste na prática de uma dieta isenta de glúten... o que não é nada fácil de manter!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt