02 abr, 2014
Desde os estudos mais simples aos mais complexos, a investigação científica implica um trabalho metódico e cuidado. Parte-se do estabelecimento de hipóteses, passa-se pelo planeamento e execução experimental, até chegar aos resultados, ou seja, à resposta afirmativa ou negativa da hipótese inicial. Estas três etapas são aquilo a que se chama o método científico. E é este o percurso usado para descobrir novos produtos farmacêuticos, compreender como surge ou evolui uma dada doença ou para explorar as origens da vida.
Mas esta é também a melhor maneira de aprender a pensar de uma forma ativa, crítica, criativa e aberta à mudança.
Aprender pela experimentação desenvolve capacidades únicas de observação e raciocínio crítico e estimula a curiosidade e a procura de novos saberes. Investigar é, não só, uma forma de gerar conhecimento para benefício da sociedade, mas sobretudo um caminho para fomentar uma sociedade aberta à descoberta e à mudança, capaz de reagir aos mais diversos desafios. Por isso se dá tanto valor à integração dos estudantes na investigação científica.
*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt