Emissão Renascença | Ouvir Online

22 março

E se o restaurante servir grilos?

22 mar, 2014

Embora possa ficar surpreendido, parece que o consumo de insetos poderá vir a fazer parte dos hábitos alimentares dos europeus a muito breve prazo. Uma investigação recente, levada a cabo por uma equipa belga, concluiu que os consumidores estão prontos para comprar e cozinhar insetos em suas casas, logo que seja possível associá-los com outros ingredientes familiares.

Os insetos apresentam elevado teor de proteínas, gorduras insaturadas e minerais, sendo uma excelente alternativa à carne. Ao mesmo tempo, a sua produção é muito mais favorável em termos ambientais e menos dispendiosa do que, por exemplo, a produção de gado. E quem provou diz que são muito estaladiços e saborosos!

Alguns investigadores também defendem que os insetos serão uma excelente alternativa para alimentar a população mundial quando atingirmos os 9 mil milhões de habitantes previstos já para 2050. É que a produção de carne dificilmente conseguirá acompanhar o aumento enorme da procura.
E que tal um pratinho de grilos grelhados com piripiri e molho de coentrada?

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. “Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt