Tempo
|

20 fevereiro

A força do Popeye não vem dos espinafres!

20 fev, 2014

A carência de ferro no organismo origina anemia, doença que se caracteriza por cansaço persistente, falta de apetite, palidez, falta de vontade para trabalhar e até para se divertir.
A emblemática figura do Popeye, que ficava muito forte quando comia espinafres, é o resultado da crença de que os espinafres possuíam muito ferro e portanto ajudavam a evitar a anemia. Na verdade, tudo não passou de um erro de datilografia! Foi a falta de uma vírgula que fez acreditar que os espinafres possuíam 10 vezes mais ferro do que contêm na realidade. Esta gafe ocorreu em 1870 e, quando em 1937 novas análises permitiram a correção do erro, o Popeye e a propaganda ao espinafre já estavam imortalizados.
Para piorar o cenário, não só o espinafre não contém tanto ferro como contém também ácido oxálico, que ainda dificulta a absorção do ferro que tem. Mas a verdade é que os espinafres são um excelente alimento. Podem não conter grandes quantidades de ferro, mas são uma excelente fonte de vitamina C e de ácido fólico.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt