Tempo
|

19 fevereiro

Teias de aranha – a robustez disfarçada

19 fev, 2014

Embora não pareça, os fios das teias de aranha são extremamente resistentes e elásticos. Podem ser esticados cerca de 30 a 40% do seu comprimento normal, o que é o dobro da elasticidade que tem o nylon. Um fio de teia grosso, por exemplo com a espessura de um lápis, é muito mais resistente que um cabo de aço com a mesma dimensão.
As teias de aranha são formadas por fios de seda muito finos, com espessura equivalente a um décimo de um fio de cabelo e produzidos por glândulas do abdómen da aranha. A sua principal função é capturar presas, mas também podem servir de refúgio para as próprias aranhas.
O enorme potencial deste material natural não tem passado despercebido ao mundo da ciência. Estão a ser estudadas várias aplicações, que vão desde a produção de garrafas biodegradáveis até à construção de cabos para pontes suspensas. Não menos interessante é o estudo da sua aplicação em medicina regenerativa, onde poderão vir a ser usados para regenerar pele ou para substituir ligamentos e tendões danificados.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt