Tempo
|

14 fevereiro

Quem foi Mary Mallon?

14 fev, 2014

Mary Mallon foi reconhecida como a primeira portadora assintomática de um agente infecioso nos Estados Unidos. Mallon era portadora crónica da bactéria Salmonella typhi, que é o agente responsável por febre tifóide, mas por sorte ou azar, não apresentava sintomas de infeção…
Mary Mallon, mais tarde conhecida como Maria Tifoide, era cozinheira em residências particulares e tornou-se famosa por ser uma ameaça para a saúde pública. Entre 1900 e 1907, os seus cozinhados terão causado pelo menos 22 casos de febre tifoide, o que levou a fosse ordenada sua detenção num hospital. Três anos mais tarde, Mallon foi libertada com a condição de não voltar a manipular alimentos. Porém, talvez ignorando a ameaça que representava, usou identidade falsa e voltou a ser cozinheira, disseminando de novo a doença. Depois de causar pelo menos mais 25 infetados e dois mortos, Mary Mallon voltaria a ser detida num hospital, onde foi mantida até à sua morte aos 69 anos.

A triste história de Maria Tifoide demonstra bem a importância de todos os manipuladores na segurança dos alimentos, sejam de compra ou caseiros.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt