Tempo
|

9 fevereiro

Quem se importa?

09 fev, 2014

"Quem se Importa" é o título de um famoso filme lançado em 2012 que apresenta a experiência dos “transformadores”. São apresentadas pessoas comuns que decidiram mudar o mundo porque se importavam com o que estava mal e tiveram uma ideia para melhorar. E, acima de tudo, não tiveram medo de falhar e partiram para a ação.
São muitos os transformadores, ou empreendedores sociais, que intervêm na área da saúde, do ambiente, educação ou da cultura. E existem entidades, financiamentos e incubadoras para apoiar novos projetos.
Em 1994, a Cais começou por ser uma revista vendida nas ruas por pessoas sem lar, em situação de exclusão social, e que desta forma podiam integrar-se na vida ativa. Mas atualmente é muito mais. Um dos projetos lançados, a Cais Recicla, é uma oficina criativa que desenvolve produtos de ecodesign social através de materiais de desperdício cedidos por empresas. O desenvolvimento dos produtos é apoiado por vários parceiros, sendo posteriormente realizado por antigos sem abrigo que desta forma puderam recriar as suas vidas.
Como disse Edmund Burke, "Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco". ECOnsigo ser também um TRANSFORMADOR e fazer a diferença!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt