Tempo
|

8 fevereiro

Pela sua saúde

08 fev, 2014

Serão cerca de 100.000 os portugueses que deixaram de comer carne ou peixe, adotando uma dieta vegetariana. Mas muitos mais frequentam restaurantes vegetarianos ou optam por fazer algumas refeições apenas com base em cereais integrais, frutas e legumes, leguminosas como as lentilhas, sementes e cogumelos, integrando por vezes também a soja e derivados, ovos e produtos lácteos.
Se bem planeada, uma refeição vegetariana é geralmente mais barata, mais fácil de cozinhar, de comer (já que não temos que tirar ossos e espinhas!) e de digerir. É uma boa defesa contra alguns tipos de cancro, obesidade, diabetes, problemas de coração ou excesso de colesterol. E se acha que vai ficar sem força, pois fique a saber que os gladiadores na antiga Roma eram todos vegetarianos!
O Instituto Português de Oncologia no Porto promoveu recentemente uma oficina sobre alimentação vegetariana, com degustação de diferentes pratos. Nada como saborear para ficarmos convencidos! E porque não experimentar e fazer pelo menos uma refeição vegetariana por semana?

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt