Tempo
|

04 fevereiro

Quando as galinhas andam de trator

04 fev, 2014

Todos vimos já galinheiros tradicionais, em que galinhas e um ou outro galo vivem num espaço protegido e têm acesso a uma área exterior. Quem observar com cuidado vai reparar que poucas ou nenhumas ervas crescem nesse pátio, por muito que a terra esteja bem adubada pelo estrume das galinhas. E porquê? Porque mal desponta uma folha verde algum dos bicos se encarrega de a comer, com real vontade. Por vezes o estrume acumula-se a um ponto tal que é preciso retirá-lo com a ajuda de uma sachola ou um ancinho.

Mas e se o galinheiro fosse móvel, o que mudaria? Mudava tudo! Os galinheiros móveis e sem fundo, também conhecidos como tratores de galinhas, são capoeiras que podem ser facilmente movidas para diferentes pontos da propriedade... e nem sequer é preciso tirar-lhes as galinhas antes do transporte. A sua grande vantagem vem do trabalho gratuito das galinhas: elas conseguem lavrar a terra, comer as ervas, controlar infestantes e doenças e ainda fertilizam abundantemente o solo. E no final ainda agradecem com uns ovos adicionais….
Esta técnica dos tratores de galinhas é cada vez mais usada para trabalhar naturalmente a terra e evitar o uso de pesticidas tóxicos. As zonas de onde sai o trator estão prontas para cultivar – sem terem dado trabalho nenhum. Quem disse que a agricultura exigia muito esforço?

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt