Tempo
|

19 janeiro

Os Indiana Jones da Microbiologia

19 jan, 2014

Alguma vez imaginou que podemos seguir o rasto dos micróbios?
Não, não se trata de andar pacientemente atrás dos micróbios com uma lupa nem de tentar dominá-los com um chicote… Neste caso as pistas são perseguidas com a ajuda da genética e da bioinformática. E as respostas são poderosas. Podemos ficar a saber onde terá surgido um surto ou uma epidemia e de que modo esta se propagou, ou até mesmo se existiram epidemias parecidas em anos muito, muito longínquos…
Foi assim que se descobriu que, afinal, os humanos podem ser os verdadeiros culpados por algumas zoonoses. As zoonoses são infeções que nos são transmitidas por animais, mas hoje pensa-se que, em alguns casos, terão sido os humanos que, há milhares de anos, transferiram esses mesmos micróbios para os animais. Foi também assim que conseguimos perceber como os descobridores na renascença poderão ter trazido das índias diferentes tipos de micróbios que depois se espalharam na Europa.
A investigação nesta área da Microbiologia é a uma verdadeira tarefa para detetives entusiasmados e as pistas são os genes dos micróbios!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt