Tempo
|

18 janeiro

Todos nós somos responsáveis

18 jan, 2014

Nem sempre nos lembramos disso, mas quando de fala de questões ambientais ou de saúde pública, todos nós temos as nossas responsabilidades às quais, como bons cidadãos, devemos estar atentos!
Recentemente pudemos ver nos aeroportos nacionais um alerta da Direção Geral de Veterinária, que pedia a todos o maior cuidado para não propagar a febre aftosa. Esta é uma doença de animais que se pode transmitir por produtos cárneos e seus derivados, como leite, queijos ou enchidos. Sendo inofensiva para os humanos, esta doença pode causar prejuízos avultados nas explorações animais. O apelo, escrito em várias línguas, era simples, e pedia apenas que se informassem as autoridades sanitárias sobre o transporte de produtos de origem animal. E, caso se tivesse estado em contacto com animais infetados, recomendava o cuidado de desinfetar roupa e calçado e, durante uma semana, evitar contacto com explorações animais noutras zonas dentro do espaço europeu.
Este é um bom exemplo de como a consciência e responsabilidade de cada um podem ajudar a combater um problema que é de todos!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt