Tempo
|

17 janeiro

A acidez das águas pode pôr em perigo a vida nos oceanos

17 jan, 2014

Quando se usam combustíveis, como a gasolina e o diesel, a queima liberta fumos e gases que depois se espalham pelo ar. Os fogos florestais também libertam grandes quantidades desses gases, o mais importante dos quais é o dióxido de carbono. Este é o mesmo gás que deitamos fora quando respiramos.
Com tanto dióxido de carbono a acumular-se nas últimas décadas, a composição da atmosfera do planeta tem vindo a alterar-se significativamente. Isso traz más notícias para o clima, e, claro está, também para os oceanos.
Estudos recentes mostram que o dióxido de carbono pode afetar todos os oceanos da Terra. Havendo na atmosfera uma concentração mais elevada do dióxido de carbono, este irá também dissolver-se nas águas e causar um aumento da acidez. Nos oceanos isto pode ter consequências muito graves, pois vai afetar certas espécies que lá vivem, como os corais, as algas e pequenas plantas. Segundo algumas previsões, os corais poderão desaparecer nos próximos cem anos por esta razão. Sem corais, os oceanos e as praias terão um aspecto completamente diferente do que costumamos ver nos nossos dias, e será certamente muito mais desolador.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt