Tempo
|

15 janeiro

Inverno: não caia em exageros!

15 jan, 2014

O Inverno, além do frio e da chuva, traz dois grandes desafios para a saúde: vem recheado de tentações gastronómicas e apela ao conforto do lar e redução da atividade física. Esta é a estação mais preguiçosa e, simultaneamente, mais saborosa do ano! A tendência é esquecermos o valor calórico dos alimentos e descuidarmo-nos – até porque o excesso de roupa ajuda a esconder as eventuais gordurinhas extra!
É natural haver um aumento do apetite nos dias frios. Porém, é fundamental usar o bom senso e não cair em exageros. Para alguns alimentos associados à estação a palavra de ordem é a moderação: é o caso do chocolate, bebidas alcoólicas, queijos e carnes gordas, por exemplo. Mas outros há, felizmente, em que podemos “abusar”. É o caso da sopa, que é uma opção inteligente para espantar as baixas temperaturas e saciar a fome uma vez que é preparada com uma variedade de hortícolas e leguminosas.
A regra de ouro é apostar numa alimentação variada, completa e equilibrada e deixar os excessos apenas para os momentos realmente festivos, que, de resto, não faltam nesta altura, sendo a ceia de Natal o expoente máximo das tentações.

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt