Tempo
|

08 janeiro

Tecnologia Alimentar: uma área com futuro

08 jan, 2014

Se a nossa sociedade atingiu o seu atual estado de desenvolvimento deve-o em grande parte ao trabalho desenvolvido pelos tecnólogos alimentares e à indústria alimentar.
Lamentavelmente, a indústria alimentar parece ganhar mais visibilidade quando surgem casos de epidemias ou de fraudes. O grande público provavelmente desconhece a importância no dia-a-dia dos profissionais da tecnologia alimentar, podendo até supor que se trata de um trabalho sem grandes exigências em termos de formação académica.
Mas não é bem assim. O tecnólogo alimentar deve ter conhecimentos científicos profundos em diversas áreas, pois só assim pode contribuir para desenvolver alimentos de qualidade, seguros e saudáveis. Com a escassez cada vez maior de recursos naturais e com o aumento demográfico a nível mundial é também muito importante a produção de alimentos em grandes quantidades, a maioria das vezes produzidos de modo industrializado. A tecnologia alimentar é uma área profissional relativamente recente e, seguramente, com muito futuro!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt