Tempo
|

03 janeiro

Ideias só para mulheres

03 jan, 2014

O cancro da mama atingiu proporções epidémicas nos últimos anos, e afeta mulheres cada vez mais novas. Em Portugal estima-se que uma em cada dez vai ter cancro da mama, o que o torna no cancro de maior incidência no país.
Não é possível prevenir esta doença, mas há muito que se pode fazer para reduzir as chances de que ela apareça. Com três cuidados apenas consegue-se baixar o risco para 60%: basta cortar no consumo de álcool, manter boa atividade física e evitar peso excessivo.
Além destas medidas há uma outra muito simples e que, sozinha, já consegue baixar o risco para 50%: é a utilização diária na alimentação de uma especiaria chamada curcuma. A curcuma é típica da cozinha indiana mas não é picante e pode ser usada em muitos pratos.
Quem pretende apostar na precaução deve também fazer análises à vitamina D. Sabe-se que, quando os níveis desta vitamina são otimizados, o risco de cancro da mama baixa para apenas 22%! Infelizmente a população portuguesa é deficiente em vitamina D sem se aperceber disso.
O cancro pode ser mortal. Não espere pelas más notícias para tomar medidas!

*Autoria da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

“Faça-nos perguntas!” aqui questoesbiotecnologia@porto.ucp.pt